Crie seu próprio Site Grátis! Templates em HTML5 e Flash, Galerias em 2D e 3D, Widgets, Publicação do Site e muito mais!
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO




ONLINE
2


 

 

 

 

 

 


Total de visitas: 56102
História da Natação

A HISTÓRIA DO NADO CRAWL

 

Anteriormente ao nado crawl somente existia o nado peito, também chamado de "clássico". O nado crawl começou a surgir por volta do ano de 1859 através de modificações aplicadas ao nado peito. Um nadador chamado Payton apareceu em uma competição em Baths (hoje Lamberth) num estilo que não lhe valeu a classificação por não ser considerado ortodoxo. Este estilo foi o mesmo que, mais ou menos 10 anos mais tarde, era apresentado por Trudgen, valendo-lhe a anexação do seu nome ao novo estilo, que rapidamente se espalhou por todo o mundo, pois apresentava vantagens de render mais e ser mais veloz que o nado peito. 

Por suas características, o nado de Trudgen era mais utilizado nas provas de grandes distâncias. Alguns historiadores afirmam que a data do surgimento do Trudgen está por volta de 1870 e 1890.

 

Veio então o nado "crawl" australiano, em 1902, com o inglês Frederick Cavill nadando as 100 jardas em 58"2, tempo fantástico para a época. Os irmãos Cavill imitaram este estilo dos nativos do Ceilão, que o praticavam como o conhecido nado indiano, cujas as características principais eram o grande deslizamento na água, pernas extendidas e movimentos alternados da braçada.

 

Logo depois, os americanos, aperfeiçoando tudo para o proveito de todos, os grandes mestres da propaganda, tomaram o já famoso crawl australiano e introduziram-lhe algumas modificações que trariam, mais tarde, o célebre crawl americano, que tantas glórias esportivas levou para os Estados Unidos. Percebe-se que não é de hoje que ocorre uma grande disputa entre americanos e australianos dentro da natação. Os americanos introduziram uma movimentação maior de pernas com o obejtivo de manter o corpo aproximadamente horizontal, com fácil flutuação e deslizamento. Foi assim que o americano Charles M. Daniels apresentou essas novas possibilidades para o crawl batendo os recordes de Cavill. Daniels foi vencedor de quatro medalhas olímpicas, e em 1910, estabeleceu a incrível marca para a época de 54"8. Sete anos mais tarde Daniels marcou o tempo de 53"0. 

 

Foi então que surgiu o havaiano Duke Kahanamoju utilizando pela primeira vez na história a pernada de 6 tempos. Kahanamoju teve  como seu sucessor o célebre Tarzan dos cinemas, o popular Johnny Weissmuller, que também nadava com a pernada de 6 tempos, e que fez história sendo o maior recordista de todos os tempos, o único que, juntamente com o russo Aleksander Popov, possui duas medalhas olímpicas consecutivas na prova dos 100m livre (1924 - Paris / 1928 - Amsterdan).

 


Referências Bibilográficas

 

LOTUFO, Nogueira.(1976). Ensinando a Nadar. São Paulo: Cia Brasil Editora.

COUNSILMAN, James, COUNSILMAN, Brian. (1994). The New Science of Swimming. New Jersey: Prentice Hall.

US SWIM Internet Site. (2000). The History of the Sport of Swimming. url: www.usswim.org

 

História da Natação 

A natação é uma atividade física praticada na água. Na Grécia Antiga, esta atividade já era praticada por ser benéfica ao corpo humano. Este esporte já fazia parte das Olimpíadas na Grécia Antiga. No século XIX, os ingleses criaram as primeiras regras para a prática da natação enquanto esporte competitivo. Ainda no século XIX, as primeiras competições foram organizadas na Inglaterra.

Estilos

Levando em consideração o posicionamento do tórax e o movimento de pernas e braços, são definidos quatro estilos de natação: crawl (nado livre), borboleta, peito e costas. Nas competições de nado medley, os nadadores devem nadar os quatro estilos na seguinte ordem: borboleta, costas, peito e crawl.

Piscina

Uma piscina oficial para competição olimpica deve medir 50 metros de comprimento por 25 metros de largura. De profundidade, a piscina deve ter 1,35 metros ou mais. Nas competições, a temperatura da água deve estar entre 25° e 28° C.  A piscina deve ter oito raias (cada uma deve ser ocupada por apenas um nadador) com 2,5 metros de largura cada uma.

Benefícios para a saúde 

A natação é considerada um dos esportes mais saudáveis, pois trabalha com diversos grupos musculares e articulações do corpo. Há também o benefício desta prática desenvolver o sistema cardíaco e respiratório. Como qualquer atividade esportiva, antes de praticar, o indivíduo deve procurar orientação de um profissional da área e passar por testes de avaliação médica.

Modalidades Olímpicas de Natação 

- 50 metros Crawl (nado livre) 
- 100 metros Crawl (nado livre)
- 200 metros Crawl (nado livre)
- 400 metros Crawl (nado livre)
- 800 metros Crawl (nado livre) * somente feminino
- 1500 metros Crawl (nado livre) *somente masculino
- 100 metros costas 
- 200 metros costas 
- 100 metros peito 
- 200 metros peito 
- 100 metros borboleta 
- 200 metros borboleta 
- 200 metros medley 
- 400 metros medley 
- Revezamentos 4 x 100 metros livres 
- Revezamentos 4 x 200 metros livres 
- Revezamentos 4 x 100 metros estilos

Principais competições

- Em agosto de 2009, tivemos as competições de natação nas Olimpíadas 2008 de Pequim (China).
- Entre 19 de julho e 2 de agosto de 2009, ocorreu o Campeonato Mundial de Natação em Roma (Itália).

- Em 2012 Olimpíadas de Londres.

Curiosidades:

- As competições internacionais de natação são organizadas pela Fina (Federation Internationale de Natation), criada em 1908.
- No Brasil, quem organiza as competições oficiais é a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).
- Comemora-se em 8 de abril o Dia da Natação.

 


 

Criar um Site Grátis  |  Crear una Página Web Gratis  |  Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net